Diretrizes para os autores
O Boletim Petróleo, Royalties & Região aceita colaborações em forma de artigos de pesquisadores nas temáticas abarcadas pelo periódico, particularmente nas áreas de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano, Demografia, movimentos sociais, trabalho, ambiente, indústria do petróleo, complexo portuário e políticas públicas.
Normas para a submissão de artigos
- O arquivo deve ser enviado em formato ‘DOC’ ou ‘DOCX’
- A primeira página deve apresentar: a) título do trabalho; b) autoria: nome completo do(s) autor(es), formação acadêmica, filiação institucional, e-mail, telefone e endereço para correspondência;
- A segunda página deve conter: a) título em português e inglês; b) resumo em português e abstract em inglês, contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
- Os artigos devem ter entre 20 mil e 30 mil caracteres com espaços (incluindo notas e referências bibliográficas).
- Formatação: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm; Fonte: Times New Roman, corpo 12; Espaçamentos: 1,5 entre linhas.
- As referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- As notas, quando houver, devem ser colocadas ao final do texto (Nota de fim).
- Ilustrações e tabelas devem ser enviadas em arquivos separados.
- Ilustrações devem ser enviadas em JPG, com resolução mínima de 96 dpi.
- O encaminhamento dos textos para o Boletim implica a autorização para publicação e aceitação de eventuais edições necessárias para adequação ao formato do Boletim e ao seu padrão editorial.
Os artigos devem ser enviados exclusivamente para os e-mails: boletim@ucam-campos.br e joseluisvianna@uol.com.br.
A partir do início de 2020 a submissão será pela plataforma OJS.
Política de Acesso Livre
Petróleo, Royalties e Região-BPRR oferece acesso aberto, livre e imediato ao seu conteúdo. As submissões serão sem custos para os autores.
Procedimentos de Avaliação
Os artigos submetidos a Petróleo, Royalties e Região passarão por avaliação cega por pares, que são pareceristas com domínio do conteúdo abordado no trabalho. Em caso de discordância entre os dois pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Avaliação é duplo-cega, uma vez que as identidades dos avaliadores e dos autores são ocultadas umas dos outros.
Os artigos serão avaliados segundo os seguintes critérios:
- Pertinência e relevância temática, qualidade acadêmica e científica, e ineditismo
- Coerência e consistência teórica e metodológica
- Qualidade da escrita e estrutura do texto
O resultado obedecerá às seguintes orientações:
- Aprovado, sem restrições.
- Aprovado, com indicações de alterações no texto.
- Sugestão de ressubmissão (com novo processo de avaliação)
- Rejeitado
O processo de avaliação dos artigos pelo BPRR costuma levar, em média, 3 a 5 meses, entre a submissão e a recepção, pelo(s) autor(es). Desde o primeiro parecer até a publicação, leva-se, no máximo, um ano, após a aprovação final do artigo.